sexta-feira, 17 de julho de 2009

"Super Ação"


"Superação"


* Texto Publicado em Julho/2009.

Incansável e exigido leitor. Quantas vezes você já se deparou com uma situação na qual se perguntou: “será que eu consigo?”

Desde a infância passamos constantemente por situações como esta. Por vezes a barreira nem é tão grande assim, mas são as circunstâncias que complicam as coisas.

De tomar um banho em dias gelados à resolver uma fórmula de física quântica; preparar os filhos sonolentos para irem à escola pela manha ou entregar aquele relatório completo na mesa do chefe em dez minutos, são várias as ocasiões em que você tem que se virar, desdobrar, ou melhor, se superar.

Embora essa palavra esteja intimamente ligada a atletas de elite, há por aí muitos pais de família, funcionários ou estudantes (há melhor exemplo pra quem deixa tudo para a última hora?), talvez um pouco fora de forma, é verdade, mas que na hora do aperto dão uma verdadeira aula de resistência a muitos maratonistas.

Nem é preciso realizar grandes feitos para considerar uma superação, mas nem por isso faltará garra e determinação para encarar os desafios do dia a dia.

Não é porque Adoniran Barbosa escreveu na música Saudosa Maloca de Demônios da Garoa que “Deus dá o frio conforme o cobertô” (sic) significa que vamos dormir no inverno de janelas abertas, não é mesmo?

Se toda ação leva a uma reação, para superar os obstáculos é preciso algo a mais, uma dedicação extra, uma “super-ação” propriamente dita. Só depois é permitido cantarolar “saudosa maloca” por aí, mas apenas para prestigiar o clássico da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário