DÉJÀ VU: Expressão da língua francesa que significa, literalmente, "já visto".
* Texto Publicado em Julho/2009.
Na manhã deste último sábado o Brasil voltou a sentir a terrível sensação de ver um jovem e talentoso piloto de formula 1 sofrer um grave acidente. Parecia que já tínhamos visto esse filme antes.
Uma mola, pesando cerca de 800g e 20cm de comprimento, se desprendeu da suspensão traseira da Brawn de Rubens Barrichello e ficou “quicando” na pista até ser interceptada por Felipe Massa, a quase 200km/h. A peça atingiu o lado esquerdo do capacete do piloto, ferindo poucos centímetros acima do olho de Felipe, destruindo parte da viseira. Quem poderia prever um acidente como esse? Para os especialistas, foi pura fatalidade.
Difícil não lembrar a fatídica manhã de 1º de maio de 1994, quando a curva Tamburello no circuito de Ímola, na Itália, entraria para a história do automobilismo como o local onde se encerraria a carreira de um dos pilotos mais brilhantes e vencedor da Formula 1, Ayrton Senna.
Guardada as devidas proporções, os dos dois acidentes possuem algumas semelhanças: Em ambos os casos o piloto passou reto numa curva, chocou-se violentamente contra o muro de proteção e teve o capacete atingido por uma peça do carro, sendo esta, a principal lesão.
O que mais chamou a atenção no acidente deste sábado, porém, foi a maneira estranha e pouco convencional que ocorreu. Mesmo durante a transmissão foi difícil entender as razões pelas quais o piloto passou reto na curva, mistério que só foi revelado após várias repetições em câmera lenta.
Num ano bastante complicado para os administradores do principal campeonato automobilístico do mundo, a FIA – Federação Internacional de Automobilismo, recebe um novo golpe. Após quase perder as principais equipes para a disputa do ano que vem e sofrer com as polêmicas sobre o regulamento, já se cogita voltar a discutir sobre a segurança dos pilotos na Formula 1.
Por sorte, desta vez, a história desse acidente terá um final feliz.
Felipe Massa se recupera bem e, provavelmente não sofrerá sequelas. Para a Formula 1, no entanto as consequências podem ser muito mais visíveis. É esperar pra ver.
Uma mola, pesando cerca de 800g e 20cm de comprimento, se desprendeu da suspensão traseira da Brawn de Rubens Barrichello e ficou “quicando” na pista até ser interceptada por Felipe Massa, a quase 200km/h. A peça atingiu o lado esquerdo do capacete do piloto, ferindo poucos centímetros acima do olho de Felipe, destruindo parte da viseira. Quem poderia prever um acidente como esse? Para os especialistas, foi pura fatalidade.
Difícil não lembrar a fatídica manhã de 1º de maio de 1994, quando a curva Tamburello no circuito de Ímola, na Itália, entraria para a história do automobilismo como o local onde se encerraria a carreira de um dos pilotos mais brilhantes e vencedor da Formula 1, Ayrton Senna.
Guardada as devidas proporções, os dos dois acidentes possuem algumas semelhanças: Em ambos os casos o piloto passou reto numa curva, chocou-se violentamente contra o muro de proteção e teve o capacete atingido por uma peça do carro, sendo esta, a principal lesão.
O que mais chamou a atenção no acidente deste sábado, porém, foi a maneira estranha e pouco convencional que ocorreu. Mesmo durante a transmissão foi difícil entender as razões pelas quais o piloto passou reto na curva, mistério que só foi revelado após várias repetições em câmera lenta.
Num ano bastante complicado para os administradores do principal campeonato automobilístico do mundo, a FIA – Federação Internacional de Automobilismo, recebe um novo golpe. Após quase perder as principais equipes para a disputa do ano que vem e sofrer com as polêmicas sobre o regulamento, já se cogita voltar a discutir sobre a segurança dos pilotos na Formula 1.
Por sorte, desta vez, a história desse acidente terá um final feliz.
Felipe Massa se recupera bem e, provavelmente não sofrerá sequelas. Para a Formula 1, no entanto as consequências podem ser muito mais visíveis. É esperar pra ver.
OI Eddy, muito legal seu blog, vc escreve muito bem.
ResponderExcluirParabéns
- Luana