Texto Publicado em Agosto/2009.
Dizem por aí que o futebol é como mulher. Nesse caso, não é porque os homens são loucos por ambos na mesma proporção, nem porque é impossível compreender sua natureza e tampouco pelo fato de muitos não conseguirem viver sem esta preciosidade. Futebol é questão de fase!
Quando ela é boa, todo santo ajuda. É aquele período em que a bola bate na trave e entra em vez de ir pra fora, ou quando até mesmo o zagueiro adversário dá uma mãozinha, e faz exatamente aquilo que é pago para evitar: gol.
Este é o caso do Palmeiras jogando fora de casa contra o Sport. Obina, em ótima fase, chutou cruzado, o goleiro Magrão ficou batido e o zagueirão Bruno Teles completou para a rede. Mas fez contra.
Há também aquela fase que ainda não é boooa, boa; Mas está melhorando. É o caso do São Paulo que venceu a terceira partida consecutiva, finalmente embalou no campeonato e fez valer o canto da torcida “O campeão voltou”. Será?
Outro time que está numa boa ascensão é o Avaí que, embora tenha empatado em 0x0 com o Corinthians, continuou pontuando mesmo fora de casa e não perde há seis rodadas.
Já o Timão está naquela fase que não é de todo ruim, mas pede atenção para não cair ladeira abaixo. Perdeu pontos importantes em casa e está sofrendo muito com o desmanche feito no time. Com Ronaldo afastado por mais alguns jogos, corre sérios riscos de ver a tríplice coroa ir por água abaixo. A luz amarela já está acesa no Parque São Jorge.
Agora, quando a fase é ruim, sai de baixo. Sai de baixo porque parece que o mundo inteiro vai desabar sobre a cabeça. E não é só questão de azar, não. Dar uma topada com o dedinho no pé da cama e depois derramar café na camisa nova, pronto para trabalhar, não é tão trágico quanto a sequência de jogos do Fluminense. Nada menos do que 11 jogos sem vencer, e desses, ao menos três goleadas sofridas.
Apenas para confirmar a tese sobre a bola trave, nesse jogo até houve uma a favor do Flu, com direito a rebote e tudo. Mas quando a fase é ruim, meu amigo, não tem jeito.
É bom o coração estar bem preparado, pois a cada rodada, tudo pode mudar completamente. Basta uma partida convincente ou uma derrota doída para mudar totalmente o clima nos clubes.
Afinal, quem mandou gostar desse esporte de fases?
Nenhum comentário:
Postar um comentário