segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Meninas do Brasil

Marta e Cristiane, novamente deram um show e podem fechar o ano com a bola de ouro.



*Editoria: Esportes

Texto Publicado no Jornal Dia@Dia

Dezembro/2009




Para quem já estava sentindo falta de futebol nos domingos, este fim de semana foi especial. Fechando o calendário de jogos oficiais em 2009, a Seleção Brasileira Feminina de futebol conquistou a Taça Cidade de São Paulo ao vencer o México por 5 a 2.


Com direito a um ótimo público no estádio do Pacaembu as meninas do Brasil mostraram a sua força e, mais uma vez, Marta e Cristiane fizeram a diferença.


Protagonistas das jogadas mais marcantes as duas não tiveram muito tempo para comemorar o título. Logo após a partida pegaram um helicóptero em direção ao aeroporto e embarcaram para a Suíça.


Esta semana será escolhida a melhor jogadora do mundo pela FIFA e, novamente, Marta e Cristiane estão na Briga.


A primeira já conquistou o título três vezes, enquanto Cristiane busca seu primeiro.


O ano de 2009 certamente ficará gravado na memória de todo apaixonado por futebol.


Primeiro por acompanhar um dos campeonatos nacionais mais emocionantes da história.


Depois, por termos cinco grandes times brasileiros na disputa pela Copa Libertadores da América no ano que vem.


E, por fim, pela conquista antecipada da vaga para a Copa do Mundo jogando contra a Argentina na casa do adversário, e em uma das melhores apresentações da nossa seleção no ano.


Nada melhor para fechar o ano, em grande estilo, com as meninas do Brasil dando mais um espetáculo.


Na terra do gingado, do samba e das mulatas, a seleção mostrou que aqui, quem dança, são os adversários.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Domingo e Buchecha


Domingo sem futebol é o mesmo que Buchecha sem Claudinho



*Editoria: Esportes

Texto Publicado no Jornal Dia@Dia

Dezembro/2009




Domingo. Dia de almoçar na casa da mãe, da avó – dependendo do grau de parentesco – tomar uma cerveja, dar muita risada entre amigos e familiares, jogar baralho, sinuca, curtir uma piscina se fizer sol e, claro... futebol!


Sim, o futebol de domingo é como o feijão e arroz do almoço semanal, um completa o outro. Que seja aquela pelada entre amigos, solteiros contra casados, dos barrigudos contra carecas ou então aquela partida “contra” marcada com antecedência: rivalidade à flor da pele.


Melhor que isso, só acompanhar o time do coração jogando no fim da tarde. É... seriiia se não tivesse acabado o Campeonato Brasileiro na semana passada.


Desde então, estamos órfãos de jogos oficiais aos domingos e quartas-feiras. Aquela programação que já estava impregnada no subconsciente de todo torcedor já não existe mais.


O horário nobre do futebol brasileiro acaba de ser exterminado da TV, e a partir de agora, não passam de um simples filme e programas de auditório.


Eram os períodos sagrados em que nenhum outro compromisso, que não assistir ao jogo de futebol, seriam aceitos. Namoradas, esposas, visitas de familiares e outros eventos ficavam em segundo plano, e só começavam quando o juiz apitava o fim da partida.


Esta semana, porém, os dias ficaram vazios. Parecia que algo estava faltando.


É a vida que imita a arte. Parece que assim como a canção, domingo sem futebol é o mesmo que Buchecha sem Claudinho.



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Maior e Melhor do Brasil

Depois de 17 anos, a redenção: É Campeão.



Editoria: Esportes

Publicado em Dezembro/2009

Jornal Dia@Dia



E o Brasil tem um novo campeão. O Clube de Regatas Flamengo conquistou nesse fim de semana o título de Campeão Brasileiro de Futebol.


Em um campeonato bastante equilibrado e cheio de polêmicas, o clube carioca acabou com um jejum de 17 anos. Desde 1992 não conquistava o troféu nacional.


O campeonato acabou, mas as polêmicas continuam. O que ainda gera conflitos é o número de conquistas atribuídas ao time carioca.


Ainda no gramado do Maracanã, Adriano e seus companheiros ergueram um troféu simbólico em alusão ao hexa campeonato, embora muitos contestem a contagem, afirmando que o Brasileirão 2009 é apenas o quinto título rubro-negro.


Segundo a CBF o Campeonato Brasileiro de 1987 (reivindicado pelos cariocas) é atribuído ao Sport, colocando o São Paulo como o único Hexacampeão Brasileiro.


Polêmicas à parte, o Flamengo fez por merecer a conquista. Cresceu no momento certo da competição, teve competência e muita sorte quando foi preciso.


Venceu concorrentes diretos e assumiu a liderança apenas na penúltima rodada, mas foi o suficiente para encher o Maracanã na última partida e proporcionar um natal mais feliz para a nação rubro-negra, acabando com a hegemonia paulista no Brasileirão que já durava 5 anos.


Agora sim, o maior time do Brasil também é o melhor.


Parabéns Flamengo, Campeão Brasileiro de 2009!